Grupos de trabalho

CLIM

Clima

  A Agenda Climática Internacional chega a um momento crucial em 2015. Governos do mundo todo se reunirão em Paris em dezembro para assinar o acordo mais importante na esfera internacional desde o Protocolo de Kyoto, apontando compromissos de redução de emissões. O Grupo de Trabalho do Engajamundo foi criado em 2013 com o objetivo de preparar jovens de todo o Brasil para ter uma atuação efetiva na COP19, na Polônia, onde estiveram presentes 4 articuladores. Para a COP20, em Lima, foram realizadas formações em 12 estados das 5 regiões do Brasil e a delegação contou com 12 jovens do Engajamundo. Para este ano, a meta é mobilizar a juventude de novos estados do Brasil, realizar ações que tragam a questão climática para mais perto do cotidiano do jovem e ter uma atuação relevante ao influenciar o governo brasileiro em seu posicionamento para o novo tratado.

Cidades [Habitat III]

  Em 2016 acontecerá em Quito, no Equador, a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável — a Habitat III. Esta conferência promete juntar atores de todo o mundo, provenientes de diferentes setores e grupos, para discutir e revisar as políticas urbanas e de moradia que vão afetar o futuro das nossas cidades e sociedades. O processo para a realização desta conferência já está rolando, e é muito importante que a juventude brasileira esteja engajada no caminho até lá. Lançamos o projeto Habitat III do Engaja em fevereiro de 2015 e já estamos contribuindo para as consultas do governo e nos envolvendo nos eventos que estão acontecendo a nível nacional. O projeto desenvolverá um módulo de formação sobre o que é a Agenda Habitat e os desafios para a Habitat III, cujo objetivo é engajar jovens de todo o Brasil neste processo.

HAB
GEN

Gênero

  Todos os anos, representantes dos Estados-Membros se reúnem na sede das Nações Unidas em Nova Iorque para a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW). Essa Comissão se dedica a promover a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher, buscando avaliar o progresso, identificar os desafios, estabelecer padrões globais e formular políticas concretas neste eixo. O projeto do Engajamundo atua formando jovens para entender os maiores debates e entraves dentro da CSW e em outros processos relativos à temática de gênero. Para isso, já acompanhamos as últimas duas sessões da CSW, realizando formações para jovens com interesse neste processo e providenciando notícias em português sobre o evento, que nem sempre recebe grande atenção nos grandes veículos de mídia. Nós também buscamos participar deste processo com ações de ativismo e delegações de jovens encarregados de levar o posicionamento do Engaja a Nova Iorque. Levamos nossa primeira delegação para a CSW em 2014.

Desenvolvimento Sustentável [ODS]

  O prazo para atingir as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODM) chega ao fim agora em 2015. Estas metas guiaram e inspiraram ações dentro de uma agenda de desenvolvimento focada em solucionar alguns dos problemas mais urgentes do começo do século XXI. Agora, estamos em um momento importante de reflexão e avaliação dos méritos e falhas dos ODM e dessa agenda, e também temos uma oportunidade para reivindicar uma agenda de desenvolvimento mais ambiciosa para além de 2015 e que atenda às demandas dos jovens do Brasil e do mundo. O Engaja está contribuindo para este processo há mais de dois anos. Somos parte da Coalizão de Jovens Brasileiros pelo Pós-2015, do Núcleo Nacional dos ODM (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade) e fazemos parte dos Núcleos Estaduais em 4 estados.  Também estamos trabalhando junto com outras organizações para a  implementação da campanha global Action 2015 no Brasil. Nesses dois anos, nós já facilitamos consultas e realizamos formações com jovens brasileiros nesta temática.

ODS
BIO

Biodiversidade

  Biodiversidade é o termo que designa toda a variabilidade de vida, seja ela entre espécies, genes ou ecossistemas. É a combinação das diferentes formas de vida e a interação entre elas que sustenta a vida na Terra. A Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Rio em 1992, tem como objetivo promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, bem como a repartição justa e equitativa dos benefícios advindos de seu uso. Ou seja, a Convenção vai além de plantas, animais, microorganismos e ecossistemas e abrange tópicos como segurança alimentar, medicamentos, desenvolvimento sustentável e justiça. Os 196 países parte da Convenção se reúnem a cada dois anos para discutir meios de alcançar seus objetivos. Em 2016, temos a meta de engajar a juventude brasileira nesse tópico tão relevante para o nosso país, realizar ações de conscientização sobre o valor intrínseco de nossa biodiversidade e participar ativamente das discussões que ocorrerão na COP 13, no México.

QUER SABER SOBRE AS AÇÕES DESSES GTs?

Hoje a nossa rede tem mais de 600 jovens espalhados por 98 cidades ao redor do Brasil! Já fizemos formações nas cinco regiões do país, impactando mais de 1000 jovens em contextos tão distintos como universitários das grandes capitais e jovens de aldeias indígenas. Contamos com a colaboração de 55 voluntários e participamos de mais de 10 conferências. Em 2014, conseguimos levar 12 jovens para uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a maior delegação de jovens brasileiros que já participou de uma conferência dessas em outro país.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search