O Engaja

Quer entender melhor? Dá uma olhada no nosso vídeo institucional:

Somos jovens que acreditam que as juventudes são peça fundamental da solução se queremos encarar os maiores desafios sociais e ambientais que enfrentamos no nosso país e no mundo! Por isso, buscamos abrir caminhos para a participação efetiva dos jovens nas decisões importantes que impactam o nosso presente e futuro.

Através de formações, mobilização e ações de ativismo, nos dedicamos a empoderar a juventude brasileira para compreender, participar e incidir em processos políticos internacionais. Reivindicamos também mais acesso e representação da juventude nestes processos, para que os jovens tenham cada vez mais espaço para articular suas demandas em todos os âmbitos políticos.

O Engaja é uma organização de liderança jovem e feita para jovens. Não temos fins lucrativos e nem rabo preso com nenhum partido, governo ou empresa. Somos abertos a todos que acreditam na importância da atuação da juventude na esfera global.

Ainda tá com dúvida? Vem conhecer um pouco mais da história do Engaja.

Nossa atuação

Formação

Nossas formações sensibilizam para os grandes desafios contemporâneos e sua importância. Através de diferentes módulos, buscamos mostrar que as questões que vivemos em nossas cidades e comunidades têm tudo a ver com os debates internacionais, além de aumentar a compreensão do jovem sobre a realidade de uma negociação internacional e como ele pode atuar dentro destes espaços. O Engajamundo desenvolveu sua própria metodologia, e criou estas formações com base nas experiências e vivências dos próprios jovens que trabalham na organização.
Já realizamos formações com mais de 1000 jovens ao redor do Brasil!!

Participação

O Engaja forma delegações de jovens que participam de conferências e negociações relacionadas às temáticas que acompanhamos. Hoje nosso trabalho está focado em quatro áreas de interesse: mudanças climáticas, gênero, desenvolvimento social e desenvolvimento urbano sustentáveis.  Buscamos assegurar que a participação dos nossos jovens seja qualificada e inclusiva, para que sua atuação tenha incidência real nos processos. Para isso, trabalhamos tanto nas esferas local, nacional e internacional. Parte da nossa atuação neste sentido têm sido a articulação com outros movimentos e organizações da sociedade civil do Brasil e da região latino americana para fortalecer as demands do sul global. 

Mobilização

Atuamos em rede, em núcleos espalhados pelo país. Através de grupos de trabalho dedicados à acompanhar e entender processos internacionais específicos, os voluntários do Engajamundo realizam um grande número de atividades que incluem: grupos de estudo, facilitação de formações, ações de ativismo e campanha, preparação logística e política de delegações de jovens para participação em conferências e outros eventos internacionais.
A rede do Engajamundo conta com mais de 500 jovens, e temos 55 voluntários de todas as cinco regiões do Brasil trabalhando ativamente dentro dos grupos de trabalho.

Ativismo visando incidência

Nossos posicionamentos políticos são co-criados dentro dos nossos grupos de trabalho levando em conta as contribuições dos jovens que participaram das nossas formações. Assim, buscamos levar propostas inclusivas e demandas concretas para as esferas em que participamos. Realizamos inúmeras atividades para assegurar que estas propostas sejam ouvidas e temos muita cara de pau para chegar frente a frente com os tomadores de decisão e defender o nosso ponto de vista. Lutamos também por mais acesso e representação da juventude nos processos internacionais.

Essas frentes de atuação são replicadas em cada um dos nossos grupos de trabalho, que são focados nos temas propostos pelos próprios voluntários de acordo com seus interesses!

Visão do Engaja

Valores

A nossa rede sabe: o tempero especial do Engaja não está só na nossa missão mas também na nossa ousadia e maneira de acolher e celebrar as diferenças! Por isso sabemos que a forma de atuar é tão importante quanto a atuação em si.

  • Abertura

Somos abertos ao diálogo e à participação de todo e qualquer jovem interessado pelos processos internacionais.

  • Transparência

Perseguimos a transparência em todos os nossos processos, e reivindicamos a transparência em todas as instâncias em que atuamos.

  • Ousadia

Inovação e versatilidade na maneira de trabalhar e na forma que nos posicionamos.

  • Companheirismo

Prezamos pelo trabalho colaborativo e pelo clima amistoso dentro da organização.

  • Equidade

Tratar de forma desigual os desiguais para que eles se tornem iguais, inclusive dentro dos nossos próprios espaços de discussão.

  • Diversidade

Promovemos a diversidade nos nossos próprios quadros e trabalhamos para que os espaços de participação da juventude sejam cada vez mais diversos.

Como isso funciona?

Nós trabalhamos em rede, com voluntários em todo o Brasil. Estes voluntários participam de Grupos de Trabalho que se reúnem principalmente online. Temos um conselho de pessoas que confiamos para orientar a nossa organização e um Comitê Facilitador responsável por assegurar que o dia-a-dia do Engajamundo aconteça! Quer entender mais desse trabalho?