In Blog, Gênero, GTs

As mulher em muitas culturas são subjugadas e tratadas como inferiores aos homens, o Brasil, infelizmente, é um dos países que demonstram esse aspecto de inferiorização das mulheres, principalmente, por ser um país fundado no patriarcalismo. Essa cultura patriarcal é assimilada pelas mulheres como um sentimento de submissão aos homens e até mesmo culpa quando estas passam a ser mais reconhecidas que o sexo oposto. Segundo uma matéria da Você S/A no site da Exame, as mulheres se sentem incapazes de assumir postos de mais alta estima dentro das empresas, e isso parte de uma insegurança gerada pela cultura a qual essas mulheres estão inseridas.

Outro ponto que demonstra esse sentimento de submissão está no fato de algumas mulheres estarem envolvidas em relacionamentos abusivos em que o parceiro impõe regras e limites, além de as parceiras se sujeitarem a atividades as quais não se sintam confortáveis. Isso se dá, pois desde pequenas as mulheres são criadas para serem donas de casa e boas mães, submissas ao chefe da família, seja ele seu pai ou marido, o que acaba por dificultar a ampliação sobre suas reais capacidades, principalmente profissionais. Assim, por vezes, a mulher acredita que aquele lugar de prestígio profissional não a pertence, afinal, uma “boa esposa” sabe que não deve brilhar mais que seu marido, pois a ele cabe o papel de provedor da casa e ter uma carreira bem sucedida significa rebaixá-lo, colocá-lo atrás de si, e isso seria inadmissível, pois como já diz o dito popular “atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher” e não ao contrário.

Tal criação faz com que as mulheres que escolham fugir a regra tenham que se esforçar muito mais que os homens para serem reconhecidas, de modo que mesmo com uma formação avançada e habilidades que transpassam a necessidade, as mulheres têm dificuldades para conseguir emprego e se tiverem filhos, então, essa dificuldade aumenta ainda mais.

Segundo a BBC Brasil, “entre as mulheres em idade ativa no Brasil, apenas 52% participam do mercado de trabalho, empregadas ou em busca de colocação, mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), referente ao primeiro trimestre deste ano. O percentual é 20 pontos inferior à taxa de participação dos homens, 72%.”. Pesquisas também apontam que a mulher sofre maior discriminação no mercado de trabalho por ter filhos, pois não consegue ter acesso a creches e consequentemente conciliar o trabalho, além de serem vistas como “menos produtivas” por terem acesso à licença maternidade. Enquanto que para o homem quando se tem filhos, este é reconhecido como “mais responsável” e ganham até recompensas. Nota-se que a representação do gênero feminino diminui quando se trata do meio político, sendo que na classe dos deputados federais o número de mulheres se fixa em 51 (10%), no senado das 81 cadeiras 13 (16%) são ocupadas por mulheres e nos ministérios a presença é quase inexistente.

Além da dificuldade para ingressar e/ou permanecer no mercado de trabalhos, “as mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos”. Essa afirmação foi retirada de uma pesquisa feita em 2017, pela Catho. Porém, segundo dados do IBGE, as mulheres têm níveis de escolaridade mais altos do que os homens, além de assimilarem uma outra enorme porção de responsabilidade no cuidado da casa e na criação dos filhos. E, mesmo com a dupla jornada de trabalho e estando melhores qualificadas que os homens que ocupam o mesmo cargo, as mulheres continuam sendo um grupo populacional desvalorizado no que se refere a remuneração adequada e justa.

Essa inferiorização no mercado de trabalho é claramente pautada por uma sociedade culturalmente machista, se reverberando também no meio científico no qual ocorre um “efeito tesoura” que se traduz no corte de participantes do gênero feminino em níveis mais altos de formação e até mesmo da participação das mulheres em cursos de graduação de ciências exatas.

 

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search