Todo mundo sabe que o desmatamento existe, e que causa diversos impactos ambientais no mundo, seja pelas mudanças climáticas, mudança no ciclo das águas, destruição de ecossistemas, perda de biodiversidade, entre outros.

Todo mundo também sabe (ou deveria saber) que o desmatamento no Brasil cresce a cada ano, cerca de 29%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. E que por mais que leis sejam sancionadas e acordos sejam assinados para prevenir a expansão da degradação dessas áreas, ainda estamos bem longe de fazer ele parar.

Agora… o que a gente não sabe, ou talvez feche os olhos pra não saber, é que muitas das coisas que consumimos todos os dias provém de áreas desmatadas.

Como assim?!, você me pergunta.

Não é muito comum a gente pesquisar exatamente de onde vem o cacau que é usado no meu chocolate preferido, o algodão na minha roupa, a verdura que compro na quitanda, a carne que compro no supermercado, etc. A situação ainda piora quando vou comer fora:

Como é que eu vou saber da onde vem a carne que o restaurante ta servindo pra eu comer?

As ONGs Mighty Earth e Rainforest Foundation Norway responderam essa pergunta… mas acho que você não vai gostar de saber da resposta.

Sabe aquele hambúrguer delicioso, que chega rapidinho pra você matar sua fome? Pois então… muitas vezes ele está associado com empresas que ajudam a destruir as nossas florestas e a acabar com toda a biodiversidade que temos no Brasil, além é claro daqueles outros impactos que já citei lá em cima.

Um estudo feito por essas duas organizações mostrou a ligação da segunda maior rede de fast food do mundo, o Burger King, com a destruição de um dos mais importantes biomas do país, o Cerrado. A rede foi acusada de estar associada a empresas ligadas ao desmatamento para a produção de soja, o principal ingrediente de ração para animais. E o que isso tem a ver com o seu hambúrguer? O gado se alimenta dessa ração, e depois sua carne é processada e vendida para grandes redes alimentícias, como o Burger King.

O BK não fornece quase nenhuma informação sobre como sua carne é produzida ou a origem dos seus produtos alimentícios, e já recusou pedidos de organizações da sociedade civil para se comprometer a comprar apenas de fornecedores que não tenham envolvimento com a destruição das florestas.

Então, no domingo, dia 12/03, o Engajamundo realizou o mesmo ‘truque de mágica’ que o BK faz, transformando belas árvores em deliciosos hambúrgueres. A ação aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, onde mostramos ao consumidor a ligação entre a carne dos hambúrgueres do Burger King e o desmatamento de enormes áreas do Cerrado brasileiro, além de pressionar a empresa para que ela adote políticas de combate ao desmatamento em sua cadeia de suprimentos e outras políticas de sustentabilidade.

E você? Sabe a origem de tudo o que consome?

Escrito por, Nayara Amaral voluntária do Engaja São Paulo