In Blog, Clima, GTs

No segundo e último dia da Conferência Internacional dos Jovens pelas Mudanças Climáticas (COY12), que antecede a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP22), vimos a importância e a força da juventude para mudar suas realidades localmente, a exemplo dos jovens da “Green School” (Escola Verde) e da “Bye bye Plastic Bags”.

Conhecemos um desses deles: o William, de 16 anos. Ele é metade australiano e metade indonésio, e que atualmente vive em Bali. Ele estuda em uma escola chamada EarthBound, onde as crianças viajam pelo mundo conhecendo histórias de pessoas que estão lutando pelo meio ambiente e pela justiça ambiental. William também faz parte da “Bye Bye Plastic Bags” (“Tchau tchau, sacolas de plástico”), uma iniciativa social liderada por crianças na ilha de Bali para reduzir ou acabar com o uso das sacolas de plástico.

Tradicionalmente, na Indonésia a população usava folhas de bananeira para carregar seus suprimentos. O problema é que recentemente as sacolas de plástico foram introduzidas nas ilhas, causando um problema ambiental relacionado à queima de lixo: como não há coleta de resíduos sólidos em muitas comunidades, os materiais são queimados, aumentando a emissão de carbono e causando problemas respiratórios por causa da fumaça tóxica proveniente da queima de plástico.

A destinação incorreta de lixo acaba afetando também as praias de Bali, uma região turística extremamente atrativa, famosa por sua beleza. Nessa ilha, qualquer tipo de poluição no mar representa uma ameaça ao turismo e a cadeia alimentar marinha, e essa foi a motivação inicial para se criar a “Bye bye plastic bags”.

Mas que tipo de ação as crianças podem fazer para mudar o mundo? A organização nasceu fazendo ativismo básico: duas meninas, uma de 10 e outra de 12 anos criaram uma petição para que o governo desenvolvesse políticas para reduzir o uso de sacolas plásticas. Todo fim de semana elas e os amigos se reuniam para ir ao aeroporto e recolher assinaturas para entregar ao governo. Depois de milhares de assinaturas recolhidas, a organização cresceu e ampliou os modos de abordagem. Passaram a agir localmente, entrando em contato com os comerciantes locais, as escolas de diferentes níveis e os governantes das cidades. Um dos métodos usados pelas crianças é passar pelas comunidades de porta-em-porta entregando sacolas reutilizáveis, e também ensinar nas escolas como as crianças podem fazer sua própria sacola a partir de camisetas velhas, que são alternativas de baixo custo para comunidades mais carentes.

Atualmente a “Bye bye plastic bags” se faz presente em vários congressos e conferências, inclusive as crianças e jovens presentes na COY12 estão se mobilizando para que suas atividades sejam permitida na Zona Verde, espaço na COP22 destinado à sociedade civil. Apesar do William e seus amigos terem como objetivo espalhar consciência ambiental a respeito dos nossos resíduos, quando o conhecemos mais de perto a mensagem principal é: as crianças também podem agir e fazer algo que impacte o mundo positivamente, e inspirar outras crianças e jovens a se juntarem por um mundo melhor!

——————

Por: Raíra Ribeiro de Souza, Flávio Castro, Jose Aparecido Nunes Rodrigues e Flávia Martinelli

Originalmente publicado aqui na Agência Jovem de Notícias.

* Os jovens foram premiados pelo Concurso Jovem mudando o mundo!, que aconteceu no âmbito do projeto Geração Jovem, realizado pela Viração e pela Enel Green Power em comunidades quilombolas em três municípios do nordeste. Cada um dos concorrentes enviou um vídeo sobre como os jovens podem ajudar a cuidar do planeta. Os vencedores José Aparecido, 22, da comunidade Riacho do Anselmo em São João do Piauí (PI); Flávio Castro, 23, da comunidade Araçá Cariacá, em Bom Jesus da Lapa (BA) e Raíra Ribeiro, 22, de Lage dos Negros, em Campo Formoso também no estado baiano, estão fazendo a cobertura do evento pela Agência Jovem Internacional de Notícias, uma iniciativa da Viração que cobre a COY12 e a COP22. Flávia Martinelli, coordenadora do grupo de mudanças climáticas do Engaja, está acompanhando os jovens no evento.

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search