In Blog, Habitat III

Este mês acontece a Habitat 3, conferência internacional que fala sobre desenvolvimento urbano e moradia. Lá os países devem adotar a “Nova Agenda Urbana”, documento que foi negociado ao longo dos últimos dois anos para estabelecer recomendações e diretrizes para guiar os países e governos locais no desenvolvimento urbano, buscando práticas mais sustentáveis e cidades mais humanas. No texto, os Estados se comprometem a agir para assegurar moradia adequada para todos, promover iniciativas para tornar as áreas urbanas mais igualitárias e também cuidar da relação das cidades com o meio ambiente.

O Engaja estará em Quito com uma delegação de 6 jovens porretas. Vamos acompanhar as discussões, contar o que tá rolando e levar as pautas que promovemos na campanha #CultivaCidade e no projeto de consultas da Cidade dos Sonhos. Estaremos de olho também nas ligações da Nova Agenda Urbana com a Agenda 2030 (dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para entender como os jovens podem participar da implementação dos dois processos.

Nós consideramos essa conferência especialmente relevante – os debates internacionais sempre parecem muito distantes da nossa realidade, mas quando se trata de cidades fica fácil entender o quanto essas discussões tratam de temas que impactam diretamente no nosso dia a dia. Por isso é importante participar, compreender o que está sendo tratado e pressionar para o governo cumpra os compromissos que estará assumindo ao assinar a Nova Agenda Urbana!

Então bora conhecer a nossa delegação?!


mandsAmanda Segnini. É co-fundadora do Engaja e ativista, tem 25 anos e coordena a rede nacional de membros da nossa organização. É uma das facilitadoras do Grupo de Trabalho da Habitat III do Grupo de Interesse para Crianças e Jovens, plataforma da ONU para participação da sociedade civil. Na conferência é parte do time de comunicação e vai contar tudo o que tá acontecendo por lá.

 

betoBeto Saldaña.  Tem 23 anos e é coordenador do grupo de trabalho sobre a Habitat 3 de Engajamundo. É apaixonado pela capacidade das pessoas de mudar o mundo. Louco por entender as cidades onde moramos e vivendo com os olhos bem abertos para não perder nada e aproveitar as oportunidades para fazer dos espaços urbanos lugares mais sustentáveis, equitativos e agradáveis. Em Quito vai coordenar a nossa delegação!

dariDari Santos. 24 anos, empreendedora social e ativista. Atualmente trabalha na captação de recursos do Engajamundo e também na Alinha. Lá em Quito estará liderando as nossas ações, para chamar a atenção dos jovens para a conferência de uma forma divertida e também pressionar os governantes a darem a devida atenção às nossas pautas! 

de

 

Dé Leão. Co-fundadora do Engaja e nossa coordenadora de comunicação. Paulista de 26 anos, é representante da América Latina no Conselho de Jovens da ONU Habitat (UN Habitat Youth Advisory Board). Em Quito estará ajudando a contar a experiência da delegação e a importância dessa conferência para os jovens do Brasil, além de acompanhar as pautas de gênero e de mobilidade nas cidades!

lucas

 

Lucas Máximo. Paraibano, estudante de Relações Internacionais na UFPB. Faz parte dos grupos de trabalho de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Habitat 3 do Engaja. Na UFPB, participa do programa de extensão sobre ODS e lá em Quito estará de olho nas ligações entre a Nova Agenda Urbana e a Agenda 2030 dos ODS.

rai

Raíssa Lira. Raíssa tem 16 anos, cursa o último ano do ensino médio e é uma idealista política. Paraense morando em Santa Catarina, atualmente participa dos grupos de trabalho de genêro e Habitat do Engajamundo, e atua como coordenadora deste último. Juventude, juventude negra, educação, mulheres e direito à cidade são as suas principais causas.

 

Pronto! Agora que você já conhece a nossa delegação já pode acompanhar tudo que essa galera vai aprontar em Quito pelas nossas redes sociais!

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search