In Blog, Juventude e Política

Por Luizio Rocha

O Engaja foi criado após a percepção, na Rio+20, da falta de participação da juventude brasileira em processos de tomada de decisão a nível internacional. Hoje, após mais de dois anos de existência o Engajamundo já deu um grande passo para melhorar este cenário. Entretanto, nos últimos dias nossa preocupação vem sendo nossa própria casa.
Em sua criação, o Engaja percebeu que já era hora da juventude brasileira ocupar espaços internacionais por que já havia estruturado no Brasil a Secretaria Nacional de Juventude, que foi criado no governo Lula em 2005. Dez anos se passaram, chegar a perfeição e agradar a todos é sempre impossível, mas temos um sistema de políticas públicas de juventude representativo e participativo.
Após a reforma ministerial da Presidente Dilma (Medida Provisória nº 696, de 2 de outubro de 2015), surgiu a incógnita da continuidade da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). As ações do Engaja são pautadas nos debates que ocorrem no plano internacional, mas sempre com o objetivo de traduzir a nível local, o que parecia estar tão distante da gente. Devido a essa preocupação, a extinção da Secretaria Nacional da Juventude é inaceitável, ela retira uma estrutura que garante a voz e vez da juventude no Governo Federal.
Durante o discurso da Presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia de sanção da lei que institui o Estatuto da Juventude, ela disse que a sanção daquele estatuto era “a capacidade dos jovens brasileiros de sempre conseguir mais”. Essa frase sintetiza o que o Engajamundo, enquanto organização de juventude, e cada jovem que faz parte dessa família, deseja: SEMPRE CONSEGUIR MAIS. A não continuidade de uma Secretaria que cuida para que exista a participação da juventude no Governo Federal é com certeza um retrocesso e um despertador no sonho de todos jovens brasileiros que querem sempre conseguir mais.

 

#Juventude #SNJ

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search