In Blog, Conheça, Rede Engaja

A Família Engajamundo se reuniu entre os dias 23 e 26 de Julho em São Paulo para nosso Encontro Nacional, e claro, que como em toda reunião de família, nem todos que queríamos estavam presentes. Foram quatro dias de muito trabalho e também muita animação no nosso modo sexify de ser.

O primeiro dia foi um trabalho de avaliação. Nossas 5 lindas meninas do Comitê Facilitador mostraram o trabalho delas no último ano, e que trabalhão que elas tiveram!!!! Além disso, todos nós fizemos uma avaliação do Engajamundo enquanto instituição. Também nos dividimos em grupo para discutir e depois apresentar “Por Que Engajamos?”. Tivemos um destaque, no final do primeiro dia, para a discussão das nossas importantíssimas ações locais. Houve também uma reunião com o pessoal do Mobile Film Festival, que esse ano tem uma parceria com a ONU.

encontro nancional  egajamundo julho 2015 - foto camila picolo

O segundo dia foi de definição dos processos internos do Engajamundo, principalmente de como fazer ações locias bombarem! Depois, as gatíssimas Debs e Fer, que fazem a gestão financeira do Engaja, apresentaram o balanço financeiro. Em um momento super especial, fizemos uma dinâmica com a Cris Pedote, nossa mentora da Ashoka, que nos mostrou a diferença social presente entre todos os membros que estavam participando do encontro, e isso, só nos ajudou a fortalecer nossa união enquanto família Engaja. Para finalizar o intenso dia, mapeamos as ações, formações e objetivos dos Grupos de Trabalho (GTs) e fizemos um calendário geral de ações do Engaja.

O terceiro dia foi do treinamento de multiplicadores, apoiado pela Escola de Ativismo, com o objetivo de poder replicar a nossa formação em todos os cantos desse Brasil! Os engajalindos fizeram a formação do Clima e contribuiram para melhorar o nosso conteúdo sobre o problema do clima e . Mais tarde nos dividimos nos GTs e falamos especificamente da formação de cada um. Tivemos também duas pessoas incríveis que nos ajudaram em oficinas: Marcelo Estraviz, nosso conselheiro MARA de captação, nos ensinou a arte do fundraising e a Melissa Menezes, que coordena as ações do Greenpeace, nos ensinou a arte da ação na prática. Finalizamos o dia pensando em uma ação para ser feita no Largo da Batata no domingo.

No último dia, fizemos duas ações para colocar tudo o que absorvemos durante os últimos dia em prática. Fizemos o Lobby na prática com a Marccella Berte do Ministério do Meio Ambiente e apresentamos propostas da perspectiva da juventude, confira mais aqui. E fechamos com chave de ouro o Encontro com uma ação de intervenção e conscientização no Largo da Batata, usamos a #‎EuLutoPorTodos para mostrar que há pessoas, como a gente, que não são indiferentes com o machismo, a homofobia, as mudanças climáticas, seca, desigualdade e outros desafios que enfrentamos. Chamamos todos para lutar com a gente e ser parte da solução!

encontro nacional engajamundo 2015 foto camila piolo
Não estar lado a lado todos os dias é um desafio, mas esses momentos juntos nos dão energia para fortalecer os nossos núcleos locias, que estão espalhados pelo Brasil. Esses momentos juntos vão deixar saudades, mas a felicidade do que construimos colaborativamente e os planos que temos pra engajar e mobilizar os jovens do país nos move pra continuar nossas ações em todos os níveis de participação, do local ao internacional. Nos vemos em breve! 😉

Por Luizio Rocha articulador do Engajamundo

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search