In Blog, Clima, GTs, Rede Engaja

 

No último domingo 26/07/15  uma parte da delegação do engaja que estava no encontro nacional se reuniu com a Marccella Bertte, Coordenadora de juventude do Ministério do Meio Ambiente. Nossa conversa foi o exercício de lobby na prática, no intuito de incidir em temas fundamentais de representação juvenil em pautas nacionais, como as conferências livres de juventude e meio ambiente. Além de fortificar a posição do Engaja como plataforma de Empoderamento de jovens em todo o processo da COP21, Convenção de clima da ONU que acontecerá dezembro desse ano.

No dia anterior ao da roda de conversa, todos que estavam no encontro nacional de nossa organização puderam receber um treinamento de como fazer lobby e Advocacy. A reunião foi a oportunidade de efetivar todo o novo aprendizado para os Engajalindos do Brasil que lá estavam.

11782420_765117763601242_7948618280699100092_o

Das diversas pautas discutidas junto com a Marccella, podemos destacar algumas como importantíssimas, afinal essa foi uma grande oportunidade de estar próximo do governo, mais especificamente do Ministério do Meio Ambiente, defendendo pautas de juventude. Entre elas podemos citar:

  • Posicionamento contra a meta de zerar o desmatamento ilegal em 2030, acreditamos a lei deve ser implementada em sua totalidade imediatamente.
  • Maior aproximação do governo em relação aos temas das mudanças do clima e os jovens, focando na importância da 21ª convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas.
  • Apoio institucional do Ministério do Meio ambiente para a delegação de jovens do Engajamundo que estará na COP21.
  • A indicação de um jovem de sociedade civil para ser o ponto focal do Artigo 6 da Convenção de Clima da ONU no Brasil, que enfatiza educação para o desenvolvimento sustentável, treinamento e conscientização da população para as mudanças do clima.
  • A indicação de um jovem de sociedade civil de cada país para compor o grupo bilateral entre Brasil e Estados Unidos sobre mudanças climáticas. A juventude é a maior parcela da população que sofrerá os impactos futuros das mudanças climáticas, sendo assim indispensável no debate e elaboração de ações entre os dois países.
  • Apoio na elaboração do ADVOCACY TOUR, que consiste em reuniões da juventude com ministros chaves do Brasil na construção de uma meta ambiciosa para a COP21.

Nós temos certeza que conseguimos de uma forma super SEXYFI construir uma cooperação  entre governo e sociedade civil seguindo a linha de participação de protagonismo juvenil nos temas de meio ambiente e mudanças climáticas. Estamos certos que nossos esforços serão válidos e voltaremos com cenas do próximo capítulo brevemente… Pra não esquecer! Vem Entrar no Clima com a Gente!

#entrandonoclima

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search