In Blog, GTs, Juventude e Política, Pós-2015

Com o objetivo de discutir os processos da Agenda Pós 2015, de rever o Plano de Ação de Cairo e de pensar juntamente em estratégias para garantir uma maior participação e articulação da juventude nos fóruns internacionais, aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro o seminário “Juventude e Política Internacional” organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pelo CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude) em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Lá compareceram cerca de 40 pessoas de todo o Brasil que são engajadas com juventude e políticas internacionais de alguma forma. O Engajamundo estava lá aprendendo e compartilhando experiências com jovens engajados em diferentes coletivos e movimentos sociais no Brasil. Durante o encontro ouvimos sobre o que está sendo feito em cada um dos processos e o que podemos fazer para continuarmos nossa participação. Inclusive houve uma pequena reunião entre alguns jovens para discutir quais os próximos passos da Coalizão de Jovens Brasileiros para o Pós 2015.

Um dos principais resultados do seminário foi a definição de estratégias para começarmos a esboçar o Programa de Jovens Delegados. Com esse programa, espera-se garantir poder articulatório da juventude dentro da delegação oficial do Brasil na Assembleia Geral da ONU e em outros processos internacionais. Pelo que percebemos, o governo está acreditando e investindo de verdade para que este programa saia do papel ainda em 2014. Melhor ainda, está delegando à sociedade civil sua estruturação.

1490974_10152794035666664_147478424_n

Como parte deste empreendimento, a SNJ contratou, via UNFPA, seis consultores cujos produtos servirão para a elaboração de subsídios para a participação de jovens em conferências internacionais. Os temas que a SNJ identificou como mais relevantes para a atuação destes são os seguintes: Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), Assembleia Geral das Nações Unidas, Conferência das Nações Unidas sobre as Mulheres, Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e sobre Desenvolvimento Sustentável, Fórum de Juventude da UNESCO, e Conferência das Nações Unidas sobre o Trabalho. Aguardamos ansiosamente seus produtos!

Outra atividade importante que a SNJ está fazendo é a tradução para o português de diferentes resoluções e documentos sobre juventude que só existem em inglês ou em alguma das outras cinco línguas oficias da ONU. Por ora, eles traduziram a Declaração de Bali do Fórum Global da Juventude (Bali, dezembro, 2012), a Agenda de Desenvolvimento para além de 2015 (Bali, março, 2013), e o Consenso de Montevidéu (Montevidéu, agosto, 2013).

Sobre a SNJ

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) trabalha com diretrizes gerais de políticas públicas juvenis na área internacional, com ações específicas para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, da Integração Latino Americana, promoção da participação social e atualização da concepção de juventude nos Fóruns Internacionais. Fique de olho no site deles também, pois há sempre informações super relevantes sobre a juventude, além de uma plataforma interativa chamada Participatório onde todos podem contribuir com as discussões.

Comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search