In Blog, Clima, GTs, Juventude e Política

O ultimo dia da CoY – conferência de juventude que antecede a COP – foi marcado por um clima de coesão e esperança na participação da juventude nas conferências internacionais.

As primeiras atividades foram voltadas para a COP19, que se inicia amanhã. “Veteranos” das conferências realizaram workshops para inteirar os participantes sobre o funcionamento do evento (que, convenhamos, é bem complicado e cheio de detalhes!), sobre os tipos de ação e o espaço para a juventude na COP, e sobre os temas que devem ser quentes esse ano nas negociações.

Outras atividades foram voltadas a capacitações que ensinavam as melhores formas de se realizar lobby nas conferências, o uso de diferentes mídias sociais na divulgação e comunicação, assim como o papel da educação nas mudanças climáticas, dentre outros temas.

O clima foi de bastante expectativa entre os jovens, não só para essa COP, mas para todo o processo de negociações sobre mudanças climáticas que deve ocorrer até 2015, na COP21, em que um acordo para um novo plano de ação contra as mudanças climáticas deve ser assinado entre os países.

Para tanto, já se iniciou a mobilização entre a juventude para os próximos anos! Um workshop organizado com membros da Viração, do Engajamundo e da Climates apresentou o CLIC, uma recém-criada coalizão de organizações de juventude da América latina e do Caribe para o clima. A ideia do CLIC é ir desde já se preparando para a próxima COP, que será no Peru, para mostrar uma juventude latina forte, engajada e organizada.

Os jovens latinos e caribenhos presentes eram poucos, pois tradicionalmente não têm muita presença nesse tipo de conferência, mas os que participaram se mostraram muito animados com a ideia da coalizão, e veem a COP no Peru como a oportunidade ideal para aumentar a participação da juventude da região na CoY e na COP.

O plano é aumentar e fortalecer a participação dos jovens nas conferências sobre mudanças climáticas por meio da união e do somatório dos esforços realizados. Venha participar desse momento histórico para a juventude latino americana conosco! Entre em contato e se engaje nesse movimento.

Beatriz Araújo e Laura Jungman, Delegação Jovem do Brasil

 

 

 

Comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Conta aí

Tá com dúvida? Pode mandar um email pra gente!

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search